Alterações Oculares

Doenças

Calázio

O calázio surge quando ocorre uma retenção em forma de cisto após um quadro de inflamação agudo mas que não apresenta mais os sinais inflamatórios, mas apenas uma nodulação palpebral.

Catarata

A catarata é uma alteração ocular, geralmente associada a idade, em que o cristalino torna-se opaco, comprometendo a visão. O cristalino é lente situada no centro da pupila.

Ceratocone

Ceratocone é uma doença degenerativa que provoca a deformação da córnea, tornando-a mais fina e mais curva, adquirindo a forma de cone. Sua evolução está fortemente associada ao ato de coçar os olhos.

Degeneração Macular

Também chamada de DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade). É uma alteração que ocorre na área central da retina, chamada Mácula. Em geral ocorre em pacientes acima de 65 anos, causando perda da visão central. Existem dois tipos de DMRI: Úmida e Seca. O tratamento depende do tipo em questão. O principal exame diagnóstico é o OCT (tomografia da retina). Por isso recomendamos exames periódicos para diagnóstico precoce.

Descolamento de Retina

Caracteriza-se pelo descolamento da camada mais interna do olho, a Retina, responsável pela captura das imagens que resultam na nossa visão. A Retina é a parte mais nobre do olho humano, o seu descolamento é uma situação grave que frequentemente leva à cegueira se não for tratado rapidamente com cirurgia.

Estrabismo

Estrabismo é a ausência de alinhamento ou paralelismo entre os dois olhos, isto é, ocorre quando um dos olhos desvia pra dentro ou pra fora em relação ao eixo visual. O Estrabismo possui diversas causas, podendo haver intervenção cirúrgica para a sua correção.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular grave capaz de causar cegueira de forma irreversível se não for tratada a tempo. Cerca de 80% dos casos de Glaucoma não apresentam sintomas no início da doença. Isso leva, frequentemente, ao retardo no diagnóstico. Por isso se recomenda consultas de rotina após os 40 anos, idade em que o aparecimento da doença é mais frequente.

Olho Seco

Olho Seco se caracteriza por um conjunto de sintomas que incluem: fadiga ocular ao trabalhar com computadores, celulares e tablets, sensação de areia nos olhos, coceira constante, olhos vermelhos e irritados, sensibilidade à claridade, olhos ressecados ao acordar pela manhã, visão embaçada, etc.

Pterígio

É uma proliferação do tecido da conjuntiva em direção ao centro da pupila, levando a alterações na visão. O Pterígio pode causar olho vermelho e inflamações, levando a um desconforto físico e estético. O tratamento é cirúrgico para retirada do tecido anormal e a colocação de outro tecido conjuntival com cola biológica no local em que foi retirado.

Retinopatia Diabética

São alterações vasculares que ocorrem na retina de pacientes com mais de 5 anos de Diabetes. Essas alterações nos micro vasos retinianos causam edema, hemorragia e descolamento da retina levando à cegueira se não for tratado adequadamente. Pacientes diabéticos necessitam de acompanhamento periódico com o Oftalmologista

Terçol

O hordéolo ocorre quando uma das glândulas presentes na pálpebra (sebáceas ou sudoríparas) sofre um processo infeccioso agudo por invasão de bactéria presente na pele palpebral.

Erros de Refração

Existem diversas causas para erros de refração, tais quais: a Miopia, o Astigmatismo, a Hipermetropia, e a Presbiopia, que impedem, de alguma forma, a formação correta de imagens na retina.

Acessos Iluminar

* Acessos restrito a Oftalmo Iluminar.

Acessos Iluminar

* Acessos restrito a Oftalmo Iluminar.