Iluminar Kids

Oftalmologia Pediátrica

Área da Oftalmologia voltada para o diagnóstico e tratamento de doenças oculares que se manifestam na infância, bem como o acompanhamento do desenvolvimento da visão das crianças.

Várias doenças afetam os olhos desde a infância causando problemas futuros, muitas vezes irreversíveis.

Os pais devem levar seu filho ao Oftalmologista nos primeiros anos de vida para evitar o retardo no desenvolvimento da visão.

É importante salientar que a visão do ser humano se desenvolve plenamente até os 7 a 8 anos de idade.

Motivos para procurar um profissional de Oftalmologia Infantil para atender seu filho e fazer os primeiros exames de 0 aos 8 anos de idade.

Doenças oculares da infância

Ambliopia

Conhecida como “olho preguiçoso” ou “visão preguiçosa”, a ambliopia é uma disfunção oftalmológica caracterizada pela diminuição da quantidade de visão em um ou nos dois olhos. A ambliopia ocorre em crianças e, quando não diagnosticada e tratada o quanto antes, ocasiona perda irreversível da visão. Por isso, é importante fazer uma avaliação oftalmológica anual.

Blefarite

A blefarite é uma inflamação não contagiosa das bordas das pálpebras que provoca o surgimento de crostas, descamação, hiperemia local (alteração na circulação sanguínea) causando coceira, inchaço das pálpebras, fotofobia ou a sensação de corpo estranho nos olhos. É uma doença crônica que alterna fases de alívio e de piora O tratamento é feito com higiene diária, colírios lubrificantes e pomadas de antibiótico.

Conjutivite

A conjuntivite é qualquer processo inflamatório na conjuntiva, que é a membrana transparente que recobre toda a região branca dos olhos e a superfície interna das pálpebras. O que grande parte das pessoas não sabe é que a conjuntivite pode ser causada por fatores diferentes e nem todas são contagiosas. Ela pode ser alérgica, química, traumática ou infecciosa (viral e bacteriana).

Calázio

O calázio é uma tumoração que aparece na pálpebra superior ou inferior da criança, acompanhada de inchaço, vermelhidão e dor local.

É ocasionada pela obstrução das glândulas palpebrais. O tratamento clínico com colírios pode resolver na maioria dos casos, contudo, algumas vezes é necessária a realização de cirurgia para que seja efetuada a drenagem.

Catarata Congênita

A catarata congênita é a opacidade do cristalino. Aparece como uma mancha branca na pupila podendo estar presente desde o nascimento ou aparecer dias ou semanas depois. Pode afetar um ou ambos os olhos e, dependendo da densidade e da localização da opacificação é corrigida através de uma cirurgia para retirada do cristalino do bebê. A correção da visão é feita com lente intraocular, lentes de contato ou óculos, dependendo da idade da criança.

Estrabismo

Estrabismo é a falta de alinhamento dos olhos. Chamamos de esotropia ou estrabismo convergente quando um dos olhos desvia para dentro, em direção ao nariz; já o estrabismo divergente ou exotropia é o inverso, um dos olhos desvia para o lado oposto ao nariz. No estrabismo vertical, um dos olhos desvia para cima ou para baixo. Deve ser tratado o quanto antes porque leva à deterioração da visão. Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico.

Miopia

A miopia resulta na dificuldade para ver de longe e acontece quando a córnea é muito curva ou o globo ocular muito comprido, o que faz com que os raios de luz focalizem antes da retina (parte do olho onde as imagens são formadas). Dessa forma, as pessoas com miopia enxergam melhor de perto, porém, sentem dificuldade de identificar as imagens à distância.

A miopia tem aumentado muito nos últimos anos devido, principalmente ao uso constante de celulares, “forçando” a visão de perto, levando ao aumento progressivo do grau.

Retinoblastoma

É o tumor ocular maligno intraocular mais frequente na infância, que pode levar a óbito. Acomete crianças de até quatro anos, origina-se das células da retina, podendo ser unilateral, bilateral ou, ainda, acometer a glândula pineal (localizada no cérebro). No teste do olhinho, o reflexo vermelho encontra-se ausente ou atenuado no olho acometido. Pode ser observado também em fotografias com flash, quando o reflexo vermelho, normalmente observado bilateralmente, não aparece em um dos olhos. O tratamento pode ser realizado com laser, braquiterapia, quimioterapia sistêmica ou remoção cirúrgica do olho e seus anexos.

Retinopatia da Prematuridade

É uma doença grave que atinge principalmente os bebês prematuros ou com peso abaixo de 1500 gramas ao nascimento e pode causar cegueira. A retinopatia da prematuridade é o crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos da retina (camada mais interna dos olhos). Esses vasos podem sangrar e, em casos mais sérios, a retina pode descolar e ocasionar a perda da visão da criança. Essa doença é uma das maiores causas de cegueira no mundo, por isso, os pais precisam ficar atentose requisitar que o bebê seja avaliado ainda na UTI neonatal pelo oftalmologista.

Acessos Iluminar

* Acessos restrito a Oftalmo Iluminar.

Acessos Iluminar

* Acessos restrito a Oftalmo Iluminar.